domingo, 25 de março de 2012

Proposta de Trabalho I - Segundo Ensaio Teórico

Este ensaio teórico consiste na identificação de elementos básicos e técnicas de comunicação visual numa das fotografias realizadas durante a recolha fotográfica para o projecto. Sendo assim, escolhi uma das imagens que foram captadas durante uma aula, em que eu e a minha colega de grupo saímos à rua para poder recolher material de trabalho. 

Imagem Recolhida durante a Recolha Fotográfica 

Elementos Básicos da Comunicação Visual

Podem destacar-se nesta imagem diversos elementos básicos da comunicação visual, sendo eles: o ponto, presente nos ramos das árvores, e bastante visível no canto superior direito da imagem; a linha, que marca as janelas das casas, as varandas, e aliando-se à forma nos galhos das árvores, e no próprio tronco; a direcção traduz-se nos triângulos presentes nos telhados das casas, aliados aos quadrados das janelas; o tom e a cor são claramente detectáveis por toda a fotografia, variando conforme a intensidade da luz e também conforme as casas; a textura está presente nos ramos das árvores, tal como o movimento. Por fim, pode ainda verificar-se na imagem a escala,  tendo em conta a diferença de tamanhos entre as casas e as árvores presentes na fotografia. 



Técnicas da Comunicação Visual 

Estão presentes na imagem distintas técnicas da comunicação visual, destacando-se a irregularidade, a actividade, a profundidade, a espontaneidade, a exactidão e o acaso

Sem comentários:

Enviar um comentário