quarta-feira, 21 de março de 2012

Proposta de Trabalho I - Trabalho Final e Primeiro Ensaio Teórico

Imagem 1 - Capa do CD

Imagem 2 - Bolacha do CD

  • Escolha do Tema do Projecto 

A primeira proposta de trabalho de Design e Comunicação Visual incutiu a escolha da letra de uma música, da qual se pudesse obter uma representação visual. Sendo assim, e após ponderação com a minha colega de grupo de trabalho, surgiu a nossa escolha final: a letra da música "Rough Hands", da banda Alexisonfire, pelo facto de ambas nos revermos na música, cuja letra remete para o fim de uma relação, lançando um olhar um pouco amargo sobre as angústias e os desgostos que o amor muitas vezes causa. ( '‘All my bones are dust/Two people, too damaged, too much, too late/And my heart’s sealed with rust/Two people, too damaged, too much, too late/These hands will always be rough/Two people, too damaged, too much, too late/I know this won’t count for much/Two people, too damaged, too much, too late.’')

Foi a partir do refrão da música que começaram a surgir as primeiras ideias para a elaboração da proposta.



  • Concepção da Proposta                                      


A ideia inicial para a capa sempre se manteve a mesma: colocar mãos. Mas como? Pequenas, grandes? Jovens, marcadas pelo tempo? Aqui, começaram a surgir diferentes pareceres. 
Sendo a música um original de uma banda hardcore, no princípio pensamos que talvez fosse interessante incluir esse contexto no projecto e utilizar, por exemplo, um par de mãos tatuadas. Rapidamente deixamos essa ideia de parte, por falta de material de trabalho, visto que não é fácil encontrar alguém com as mãos repletas de tatuagens. 
Então partimos para a recolha fotográfica, fotografando mãos de colegas, de pessoas que passavam pela rua, e sendo esta primeira proposta de trabalho ligada aos elementos básicos e técnicas de comunicação visual, procurou-se ligar as mãos a alguns deles, como por exemplo, a textura, (a terra utilizada na capa, os ramos das árvores),  o tom (observável no contraste da fotografia da capa), a profundidade (a perspectiva na bolacha quando se olha para o sol ao fundo remete para a dimensão do céu), entre outros.
Rapidamente conseguimos material concreto para a elaboração do projecto, ligeiramente diferente da ideia inicial, mas que acabou por conseguir transmitir aquilo para que, visualmente, a letra de "Rough Hands" remete. 


  • Elaboração da Proposta 

No início da elaboração do projecto, várias ideias surgiram para a capa e para a bolacha. Rapidamente nos apercebemos que algumas não seriam concretizáveis, e que o melhor seria partir imediatamente para a recolha fotográfica, para que de algum modo despontassem novas concepções para o trabalho.
Assim foi. Durante a recolha fotográfica, retrataram-se diferentes pares de mãos em distintos contextos. Um deles foi inserir mãos num terreno árido, composto por pedras, paus, e terra seca, para que assim se remetesse para a aspereza, aridez, ou seja, para o título da nossa letra, "Rough Hands". 

Fotografia Original da Capa
Tendo sido apenas uma pequena experiência, esta fotografia acabou por fazer todo o sentido. Concluímos que seria uma boa capa para o projecto, contendo elementos básicos de comunicação visual e estando totalmente relacionada com o nosso tema. Era ainda necessário relacionar a capa com a bolacha, que ainda estava por decidir. Entretanto, fotografaram-se também algumas árvores despidas de folhas, situadas em frente ao Pólo de Ciências da Comunicação, e que carregam consigo um semblante pesado, sombrio, que é exactamente o que transmite a letra escolhida.  O que era inicialmente apenas mais uma fotografia a constar da recolha fotográfica acabou por ser a bolacha do nosso trabalho, pois existe uma co-relação com a capa. Ambas se constituem de elementos naturais, ligando-se também pelo contexto de rugosidade e aspereza que trazem consigo, o que, mais uma vez, volta a remeter para o nosso tema.

Fotografia Original da Bolacha



Elementos Básicos e Técnicas da Comunicação Visual 


Numa retrospectiva final do projecto, na composição das imagens podem encontrar-se distintos elementos básicos e técnicas de comunicação visual. 




Elementos Básicos

  • O Ponto  
unidade mínima de comunicação visual é facilmente encontrada na capa do CD, através dos diversos pontos que se encontram na Terra, ou seja, por toda a capa. 

  • A Linha e a Forma 
Estes dois elementos, claramente interligados entre si (visto que a linha descreve uma forma), são facilmente detectáveis nos pequenos galhos espalhados na Terra, e também no tronco da árvore da bolacha. 

  • A Direcção 
Mais significante no movimento dos ramos da árvore, mas também presente na capa, através dos vários elementos da natureza, que aparentam estar em direcções distintas. 

  • O Tom
Elemento básico extremamente relevante na capa, devido aos diferentes contrastes encontrados na imagem. 

  •  A Textura
Está presente nas diferentes formas que se podem encontrar em ambas as imagens, que conferem à imagem um aspecto táctil. 

  • A Escala
Na escala, as mãos sobrepõem-se claramente aos outros elementos, aparentando uma dimensão distinta da sua dimensão real. Também a árvore utilizada na bolacha remete para uma proporção muito mais reduzida do que aquela que é a sua proporção real. 

Técnicas

  • A Instabilidade 
A Irregularidade dos ramos da árvore, bem como a inclinação da imagem, sugerem uma certa instabilidade dos elementos que constituem a imagem.

  • A Irregularidade
Os elementos que compõem as imagens não são constantes nem uniformes, mas sim irregulares.
  • A Profundidade
A posição das mãos perante os elementos naturais presentes na imagem, bem como o fundo da bolacha sugerem uma dimensão mais profunda. 

  • A Actividade 
Na capa, as mãos parecem remexer a terra, o que sugere o movimento e, consequentemente, actividade. 

  • A Fragmentação
Os elementos encontram-se fragmentados, não constituem uma unidade. Por exemplo, mesmo fazendo parte da árvore, os ramos distribuem-se individualmente, bem como as pedras e os galhos que se espalham pela imagem da capa. 






Bibliografia: DONDIS, A. D., A sintaxe da Linguagem Visual, Ed. GG Diseño, Barcelona

Sem comentários:

Enviar um comentário