terça-feira, 22 de maio de 2012

Proposta de Trabalho III - Proposta Final e Primeiro Ensaio Teórico

Imagem 1 - Infografia Final (clicar para ver no tamanho original)


Imagem 2 - Infografia Contextualizada na Secção de Desporto do "Público" 

O primeiro ensaio teórico da terceira proposta de trabalho de Design e Comunicação Visual consiste numa memória descritiva que justifique e contextualize as escolhas gráficas e a composição da infografia. 

O nosso trabalho final é resultado de uma edição de Photoshop, que passou por distintas etapas até ficar terminado. O nosso trabalho foi facilitado a partir do momento em que nos foi dito que podíamos usar imagens que não fossem da nossa autoria. Primeiramente tínhamos pensado em compôr a infografia apenas com camisolas do equipamento, o que não se revelou possível visto que não conseguimos encontrar fotografias com qualidade suficiente a partir de 2004, ano em que o Europeu de Futebol se realizou em Portugal, motivo pelo qual escolhemos essa data para iniciar a ilustração dos equipamentos da nossa selecção até ao corrente ano, 2012. 

Sendo assim, foi necessário encontrar outras opções. Pensamos imediatamente numa: utilizar fotografias de jogadores característicos da Selecção, que toda a gente pudesse identificar com facilidade. Optamos por utilizar Luís Figo para representar o equipamento do Euro 2004, que se realizou em Portugal; Deco em representação do Mundial 2006, organizado na Alemanha; para simbolizar o Euro 2008, que foi organizado por dois países distintos, Áustria e Suíça, a nossa opção foi Cristiano Ronaldo, que usa o equipamento alternativo do europeu, para destoar um pouco de todo o vermelho da composição infográfica; Por fim, para o Mundial 2010, organizado na África do Sul, optou-se por colocar Fábio Coentrão. Em representação do Euro 2012, que este ano terá lugar na Polónia e na Ucrânia, utilizamos a fotografia encontrada no site da Nike, que ficou colocada no canto superior direito da infografia.

Começando a construir a infografia, o título da mesma é Selecção Nacional: Portugal volta a vestir vermelho no Euro 2012. Colocamos o Selecção Nacional a preto, para que fosse mais sóbrio, colocando o resto do título a branco, exceptuando o vermelho, que ficou realçado a vermelho e com sombreado, para enfatizar o facto de Portugal repetir a cor vermelha no equipamento, como tem acontecido nos últimos anos. 

 Abaixo do título, está o lead, que diz o seguinte: "O equipamento principal que a selecção nacional vai utilizar no Campeonato da Europa, que se realiza nos meses de Junho e Julho em Lisboa, foi apresentado em Lisboa." 

 Decidimos colocar os jogadores por ordem descendente, diminuindo o tamanho de cada um conforme cada ano. Como tal, as camisolas do europeu deste ano ficaram no canto superior direito, seguindo-se por Coentrão, que é o jogador que tem mais destaque, por estar a representar o Mundial 2010, Cristiano Ronaldo, Deco e Figo. À direita dos jogadores pode encontrar-se uma legenda, que identifica o campeonato que cada um destes simboliza. 

Para o fundo do trabalho infográfico, decidimos utilizar um relvado, que encontramos num website, e acabamos por escurecê-lo, caso contrário ofuscaria um pouco os jogadores. 

Pela nossa ideia inicial, passava também colocar os logótipos de todos os campeonatos, o que acabou por não se tornar viável, visto que seria demasiada informação e demasiadas imagens num só trabalho infográfico.

Terminada a infografia, ficamos muito satisfeitas com o nosso resultado, apesar de distinto da ideia inicial, tornou-se num trabalho eficaz. Em suma, o nosso projecto final acabou por se tornar numa infografia jornalística com uma composição coerente e harmoniosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário