domingo, 20 de maio de 2012

Proposta de Trabalho III - Segundo Ensaio Teórico


O segundo ensaio teórico da terceira proposta de trabalho para Design e Comunicação Visual baseia-se numa análise crítica da composição gráfica de uma das infografias encontradas durante o trabalho de pesquisa. 
Como tal, seleccionei um trabalho infográfico de Dezembro de 2010, que pode ser encontrado no site mindjumpers.com (clicar no link para visualizar o post onde se encontra a infografia), e que se estabelece uma comparação entre o aproveitamento das duas redes sociais mais utilizadas do mundo: o Facebook e o Twitter. 


O título da infografia é "Facebook vs. Twitter", tendo como subtítulo "a breakdown of 2010 social demographics",  e ambos estão colocados no topo da imagem, estando o título mais destacado por ser maior, e pelo facto de as redes sociais estarem identificadas com o tipo de letra utilizado no logótipo de cada uma das respectivas redes. 
Apesar de ser aparentemente complexa, esta imagem é, na verdade, bastante simples de interpretar. 

Na infografia, existem dois círculos, cada um representativo de uma rede social, que está identificada no centro do círculo com o seu logótipo.

Esta composição tem como objectivo primordial estabelecer uma comparação quanto ao uso de cada uma das redes. Para tal, estão representados nos dois gráficos circulares vários factores: Género, Renda, Idade e Educação, para ajudar a compreender a diferença na utilização do facebook e do twitter. Os factores encontram-se na parte  esquerda do círculo, tanto no caso do facebook como do twitter. 
Do lado direito, encontram-se dados relativos à percentagem de pessoas que fazem login todos os dias, que actualizam o seu estado, que seguem uma marca, e que utilizam os dispositivos móveis para fazer login nas redes sociais. 
Entre o lado esquerdo e o lado direito dos dois gráficos circulares podem ainda saber-se dados relativamente a que percentagem de pessoas é que está consciente da existência destas redes sociais, e que percentagem de utilizadores das mesmas redes está fora dos Estados Unidos da América. 

Fora do gráfico circular, do lado esquerdo, pode ainda encontrar-se o número de utilizadores de cada uma das redes, concluindo-se que a diferença em 2010 era abismal, tendo o Facebook meio bilião de utilizadores e o Twitter "apenas" 109 biliões. 
Na parte inferior estão identificados os criadores da infografia, e ainda as fontes para os dados da mesma. 

Na minha opinião, esta imagem é o exemplo de uma boa infografia, visto que a informação disponibilizada encontra-se distribuída de forma simples, não está confusa e a interpretação dos dados é bastante clara, porque está muito bem distribuída.  

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