segunda-feira, 2 de abril de 2012

Proposta de Trabalho II - Escolha da Notícia e Desenvolvimento do Projecto

A segunda proposta de trabalho para a Unidade Curricular de Design e Comunicação Visual sugere o desenvolvimento de uma infografia, recorrendo a elementos tipográficos e tendo por base um artigo que não ultrapasse as 500 palavras. Após alguma pesquisa, eu e a minha colega de trabalho escolhemos uma notícia do Portal Clix acerca do Projecto Amélie, cujo título é "Amélie Poulain" espalha surpresas por Lisboa",  e podendo ser consultada no seguinte link: http://boasnoticias.clix.pt/noticias_Am%C3%A9lie-Poulain-espalha-surpresas-por-Lisboa_10347.html.

Após a escolha da notícia, surgiram de imediato algumas ideias sobre o que poderia ser elaborado, visto que o artigo noticioso se baseia num projecto relacionado com o filme "Le fabuleux destin d'Amélie Poulain", o qual tanto eu como a minha colega de trabalho já vimos e gostamos imenso. A primeira coisa que decidimos fazer após a escolha da notícia foi procurar o poster promocional do filme e analisar as fontes tipográficas, para que de algum modo o nosso projecto tivesse uma ligação imediata ao filme. 

Poster Promocional do Filme 

Imediatamente sentimos a necessidade de relacionar o título da notícia com a tipografia que se destaca no Poster do filme, pelo que procuramos encontrar fontes tipográficas que se relacionassem com a fonte associada ao filme. Assim, surgiu o nosso primeiro esboço: 


Decidimos destacar o "Amélie", colocando o nome com o tamanho de tipo de letra um pouco maior, e utilizar o amarelo para o título, para assim se associar ao poster do filme, também em amarelo, ainda que ligeiramente mais berrante. Na nossa opinião, este amarelo mais suave resulta melhor neste tipo de trabalho.
De seguida, decidimos colocar "Projecto Amélie" por baixo do título, pois este subtítulo aparece também no artigo noticioso, e funciona um pouco como o subtítulo "Un film de Jean-Pierre Jeunet", no Poster do filme, e por isso tentou-se aproximar também o tipo de letra do original. 

O próximo desafio será incluir a notícia numa infografia, tendo o conteúdo do artigo um valor estritamente estético e simbólico, valorizando a tipografia não só como algo de valor semântico.  


Sem comentários:

Enviar um comentário