domingo, 8 de abril de 2012

Proposta de Trabalho II - Proposta Final e Primeiro Ensaio Teórico


O que se pretendia desta II Proposta de Trabalho de Design e Comunicação Visual era que, com base num artigo noticioso, se elaborasse uma representação tipográfica do mesmo, tendo a letra um papel primordial, de valor estético e simbólico. 

Com efeito, eu e a minha colega de trabalho procuramos, em primeiro lugar, colocar sempre em destaque Amélie, protagonista do filme "Le Fabuleux Destin D'Amélie Poulain", e também do nosso projecto. Sendo assim, decidimos ter como fundo do nosso trabalho um contorno da personagem de Amélie, que ficaria como base do nosso artigo noticioso. Selecionada a fotografia e elaborado o contorno, partimos para a escolha de tipos de letra. A letra escolhida para o título tem como nome "LaurenScript", e poderá ser encontrada no website www.dafont.com. Este tipo de letra estava pensado também para o corpo de texto, mas acabamos por não optar por ele visto que não seria legível. Como já foi explicado anteriormente, procuramos um tipo de letra, tanto para o título da infografia como o subtítulo (cujo tipo de letra é Haettenschweiler), que fossem similares ao cartaz promocional do filme. Assim foi. Para o corpo de texto, acabamos por usar o tipo de letra "Walkaway", que também poderá ser encontrado no site www.dafont.com. 

Escolhidos os tipos de letra, inserimos o texto no Photoshop, tendo que voltar a escrever o artigo noticioso, pois este não encaixaria correctamente no contorno de outra forma. 
Finda a inserção no texto, não estávamos totalmente satisfeitas com o resultado. Como ainda tínhamos algum espaço de sobra na parte final no contorno, decidimos então destacar o título, colocando-o em baixo, e mudar a sua cor, porque em branco resultava melhor do que em amarelo. 

Foi necessário escolher um tipo de letra para o corpo da notícia mais simples, pois o título já tinha uma fonte mais trabalhada, e não resultaria bem em ambos. Ainda procuramos fazer ao contrário, ou seja, colocar o título com uma fonte mais simples, e colocar a mais trabalhada no corpo de texto, mas desse modo não ficaria legível. Então, decidimos que ficasse assim. A cor do corpo de texto teria que ser uma cor forte e bem visível, de modo a contrastar com o preto do contorno, por isso optámos pelo amarelo. 

Bibliografia: 

HEITLINGER, Paulo (2006) "Tipografia, Origens, formas e uso das letras", Edições Dinalivro, Lisboa

Webgrafia: 

http://www.counterspace.us/typography/
http://www.papress.com/thinkingwithtype/
http://estudostipografia.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário