segunda-feira, 9 de abril de 2012

Proposta de Trabalho II - Segundo Ensaio Teórico




Para a elaboração deste ensaio teórico, decidi fazer uma recolha fotográfica na pastelaria da minha tia, fotografando alguns produtos já empacotados, bem como os cartões de contacto do estabelecimento. 
Decidi fazer esta recolha, visto que achei que seria interessante fazer uma análise crítica sobre os elementos tipográficos de algo que estou habituada a ver muitas vezes, e sobre o qual nunca tinha pensado muito, nem sequer analisado substancialmente. 

Passando, então, à análise crítica: 
O que se destaca em primeiro lugar no nome do estabelecimento: "Confeitaria Lopes", é a palavra "Lopes", que se encontra com um tipo de letra, um tamanho, e uma cor, diferentes da palavra "Confeitaria", que fica situada em baixo, à direita do "P" da palavra "Lopes", que se destaca com uma caligrafia mais arredondada, que aponta para a familiaridade, para que o nome da família, e o nome do próprio estabelecimento se destaquem antes do próprio tipo de estabelecimento, que está em baixo. O nome "Lopes" está em branco, fundindo-se na perfeição com o fundo das caixas de bolos e dos próprios cartões de contacto, para que assim se realce numa cor mais escura. Em cima do nome "Lopes", pode encontrar-se uma pequena esfera, que parece lembrar um bolo, o que será, muito provavelmente, uma estratégia comercial. Este pequeno aditivo conjuga-se bastante bem, visto que apenas o nome ficaria um pouco insípido. 

Tanto os títulos dos produtos (por exemplo, a caixa que diz "Panettone"), como a informação dos cartões de contacto se encontram com um tipo de letra mais rígido, mais profissional, perfeitamente legível, o que é uma estratégia essencial para uma boa comunicação. Os produtos destacam-se sempre com uma tipografia maior, e com um pequeno contorno, contendo a faixa da caixa ainda os ingredientes do produto, bem como o site da pastelaria, que, apesar do maior realce dado ao nome do produto, marcam presença na mercadoria, algo que é sempre relevante para o cliente. 

Algo que merece destaque nesta análise é a conjugação de cores, que me parece estar muito bem concebida. Sendo o roxo já por si uma cor muito forte, e muito marcante, estando presente nas caixas dos artigos para venda, bem como nos cartões de contacto, e ainda nas informações dos cartões de contacto (visto que o fundo dos mesmos é branco), é importante suavizar esta cor significativa. Sendo assim, o branco e o cor-de-rosa resultam muito bem nesta conjugação. 

Concluindo, a composição tipográfica em análise deixa passar uma imagem de familiaridade, de confiança, segurança, e firmeza, utilizando tipos de letra relativamente simples, não muito trabalhados e bem legíveis. O esquema de cores está muito bem conjugado, e não existem elementos iconográficos em demasia, não sendo necessários, caso contrário perduraria o exagero. Como um produto de marketing, esta composição tipográfica resulta perfeitamente, transparecendo ao cliente da confeitaria uma imagem de um estabelecimento simples mas moderno, sempre preparado para a inovação. 

Webgrafia:
http://estudostipografia.wordpress.com/
http://tipografos.net 

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